Como FC Vanessa Lopes parou na TV, irritou atrizes e abalou autor de sátira
Uma piada envolvendo a ex-BBB Vanessa Lopes e Fernanda Torres saiu do controle, pois foi parar na TV, incomodou atrizes e a própria Vanessa.
A escalada
O agora extinto perfil “Vanessa Lopes FC” “reclamou” da possível escolha de Fernanda Torres para viver Odete Roitman em um remake de “Vale Tudo”. “Essa mulher não tem nem um milhão de seguidores. Que vergonha. Vanessa Lopes seria uma Odete Roitman muito melhor. E aí a Globo vai lá e chama uma desconhecida e nepobaby”, dizia o post no X (antigo Twitter) na segunda-feira (1).
A publicação, que era uma piada, foi parar no Instagram e também em outras redes, por causa disso incomodou atrizes como Alice Wegmann e Samantha Schmütz. “É oficial, estamos perdidos”, disse Wegmann”. “O mundo está perdido”, comentou Schmütz.
Vanessa Lopes se pronunciou e disse que a comparar com Fernanda Torres é absurdo. “Quero deixar claro que o perfil que tem publicado não é meu fã clube, nem conhecido por mim e minha equipe. Aliás, é um perfil que há um tempo cria postagens com esse tom?”, escreveu.
A história virou matéria no Fofocalizando. A reportagem tem duração de 7 minutos.
Autor de sátira ficou abalado
O dono do “Vanessa Lopes FC” excluiu o perfil. Ele falou com um jornal sob anonimato.
A conta em homenagem à influenciadora surgiu com o início do BBB 24, com o objetivo de satirizar os fãs exagerados. “Era para ser uma sátira desses fãs que idolatram artistas e influenciadores que nem conhecem pessoalmente. As publicações do perfil sempre foram irônicas e sarcásticas e, no Twitter, as pessoas sempre pareceram entender isso”, explicou ele. No entanto, em outras redes sociais, a recepção foi bem diferente.
O viral, na verdade, tinha a intenção de criticar fãs que julgam mais relevante o número de seguidores do que a trajetória profissional de artistas. “Fiz uma brincadeira dizendo que preferia a Vanessa Lopes no papel por ter mais seguidores. Acho que, além disso, nem preciso dizer que a Vanessa não poderia interpretar a personagem por ser muito jovem, correto?” explicou ele.
“A meu ver, não restavam dúvidas de que não estava falando sério. Eu sou fã da Fernanda Torres desde a infância. É claro que eu a conheço e sou fã de seu trabalho, especialmente no humor”
Ele ressalta que fez teatro quando era mais novo e, portanto, sabe da dificuldade que artistas também enfrentam para conseguir trabalho. “Fiquei bem triste com a repercussão que isso deu, pois muitas pessoas afirmaram que eu queria menosprezar a arte e a cultura, sendo que era justamente o contrário”, explicou ele.
Devido aos ataques a Vanessa Lopes e a Fernanda Torres, o dono do FC sátira acabou excluindo o perfil. “Não queria ver elas sofrendo ataques gratuitamente por conta de um meme de internet. Não odeio a Vanessa Lopes como algumas pessoas afirmaram. Na realidade, nutri bastante carinho por ela durante o BBB. Ela parece ser uma menina bem legal”, acrescentou ele.
Além disso, o autor do FC satírico disse ter ficado surpreso ao ver a piada ser noticiada como algo sério. “O que me deixa mais chateado é perceber que alguns desses perfis que compartilharam a publicação de forma descontextualizada sabiam que não era sério, mas mesmo assim o fizeram para gerar cliques e compartilhamento”, desabafou ele.
Abalado, ele pede desculpas a Vanessa e a Fernanda. “Realmente não foi minha intenção. Ambas merecem respeito”.
Mas está decidido, no entanto, a sair das redes sociais. “Espero sinceramente que as pessoas parem de atacar a Vanessa Lopes e a Fernanda Torres e, além disso, que estudem interpretação de texto e ironia. Realmente, fiquei de cara com a dificuldade que as pessoas têm para interpretar uma simples brincadeira”, afirmou ele com desânimo.